Shiatsu é um método terapêutico originado no Japão entre o final do século XIX e início do século XX, tendo-se criado desde o princípio diferentes técnicas, ramos e estilos, que seguiram modificando-se quando o shiatsu encontrou-se com outras culturas de cura por todo o mundo.O Shiatsu (shi significa dedo e atsu significa pressão) é uma massagem oriental que consiste na pressão e manipulação de pontos e segmento de meridianos (canais de energia), principalmente com os polegares do terapeuta.
Benefícios da Massagem Shiatsu
-Aliviar as tensões musculares;
-Melhorar a postura;
-Aumentar a circulação;
-Reequilibrar o fluxo energético;
-Facilitar a retirada de toxinas, proporcionando uma sensação de relaxamento, bem-estar, maior disposição e vitalidade.
O Shiatsu é indicado para muitos problemas, mas também possui algumas contraindicações.Uma contraindicação do Shiatsu são as mulheres grávidas. Nestas o Shiatsu deve ser feito com cuidado principalmente ao se trabalhar o canal do baço pâncreas, que possui pontos perigosos para elas.
A osteoporose e outras doenças degenerativas, também são contraindicações do Shiatsu (relativas). Nestes casos o Shiatsu deve ser realizado pressionando com muitas cautela ou mesmo não fazer a pressão.
O Câncer também acaba sendo uma contraindicação do Shiatsu. Para realizar o shiatsu em câncer deve-se avaliar muito bem antes para não promover a disseminação da doença para outras áreas do corpo.
As contraindicações do Shiatsu absolutas são:
-Não pressionar sobre edemas e inchações, ou sobre fraturas.
-Não pressionar sobre varizes.
-Evitar pressionar sobre dores fortes ou nevralgias.
-Não pressionar em crianças muito pequenas, para elas pode ser usada uma escovinha de cabelo de bebês, escovando na direção do canal, ou então , aplicar outra técnica, como a Shantala ou o Tui-Na infantil.