Liberação Miofascial

Liberação Miofascial

Vou começar falando do Sistema Miofascial: mio = musculo + fáscia = tecido conectivo. Ou seja miofascial significa fáscia muscular ou fáscia que envolve os tecidos musculares. Nos somos recobertos por fáscia ,uma espécie de teia formada por  tecido conectivo conjuntivo é um tecido que envolve conecta separa e divide o corpo em: tecidos, órgãos, células, etc. Esse sistema é responsável por : distribuição de força , transmissão de força ,tensão pelo corpo ,sustentação .A Liberação Miofascial é uma técnica de massagem que aplica pressão em alguns pontos do corpo e ajuda a relaxar e alongar os músculos, para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia.

Tensegridade – mexeu com uma fáscia, mexeu com todas!
Em biomecânica, tensegridade é a propriedade de objetos cujos componentes usam a tração e a compressão de forma combinada, de forma a proporcionar-lhes estabilidade e resistência. A tensegridade está presente no tecido miofascial. Ou seja: mexeu com uma fáscia, mexeu com todas! Aliás, as fáscias se comunicam não só com os músculos, mas também com todo o sistema nervoso e tocam todos os órgãos. Por isso se você trabalha a pontinha do pé, todo o seu corpo se beneficia também! Por esse motivo se trata tantas dores crônicas ligadas ao sistema nervoso central !

Interação entre fáscias e músculos
As fáscias têm grande influência sobre o trabalho muscular e aeróbico.
Até bem pouco tempo se achava que o tecido miofascial era mero invólucro de músculos e órgãos, sem outras funções específicas. Estudos recentes têm chegado à conclusões que é um tecido com grande concentração de terminações nervosas, por exemplo:
Isso quer dizer que se o tecido miofascial estiver saudável e for bem trabalhado haverá maior facilidade em obter bons resultados no desenvolvimento muscular e aeróbico. Algo que as vezes não é levado em consideração em atividades como a musculação. Também nos mostra porque os resultados de métodos de trabalho corporal que privilegiam a flexibilidade e tecidos mais profundos, como movimentos integrativos, costumam ser mais bem sucedidos quando se trata de diminuir dores, melhorar posturas e ampliar a autonomia e o repertório gestual.

Por esse motivo é tão importante o habito de alongar e incluir sessões de alongamento e liberação miofascial na sua rotina .O objetivo da liberação é ter uma melhor interação entre a fáscia e músculo ,além de prevenir lesões musculares , aumentar o suporte sanguíneo, recuperação muscular mais rápida e diminuição de dores,vai ter um melhor resultado e desenvolvimento muscular , tônus , desenho,correção postural , etc…Eu costumo dizer a atletas ou iniciantes de atividades físicas que o resultado que vocês buscam as vezes esta um passo de um alongamento de uma liberação da fáscia , são detalhes que fazem toda a diferença .

Os benefícios da liberação miofascial 

-aumenta a mobilidade articular

-alonga fortalece músculos específicos

-rápido alivio das disfunções neuro-musculo-esqueléticos

-promove alinhamento e mudança de forma corporal

-drenagem linfática

-hidratação do tecido fascial

-regulação do tônus muscular

-reduz e alivia o estresse

-é indicado em pacientes acometidos pelo AVC e de inúmeras patologias

-tratamento de dores crônicas

-diminui a sobrecarga e tensão musculo articular

Contra indicações :Pessoas com feridas abertas, infecções, hematomas, deficiência circulatória aguda, hipersensibilidade da pele, fraturas em fase inicial, lesões musculares ou ósseas agudas, indivíduos que fazem uso de medicamentos anticoagulantes e/ou estão no início da gestação, não devem se submeter à liberação miofascial.